Bailarinos gremistas fizeram as melhores performances em várias categorias
Por mais um ano consecutivo a Escola de Dança do Grêmio Português brilhou no IV Encontro Pan-Americano de Dança da Amazônia (PADAM 2025), realizado no dia 22 de março, em Belém. Os talentosos alunos do clube subiram ao palco do Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, e conquistaram resultados expressivos, reafirmando sua excelência no cenário da dança paraense e amazônica.
A pequena bailarina Alice Cavalcante foi um dos destaques da mostra competitiva, conquistando o 1º lugar na categoria Clássico Livre – Baby Class Solo, com a coreografia “Florescer”. Sua apresentação encantou o público e impressionou os jurados pela delicadeza e técnica impecável.
Alicia Jorge também brilhou, garantindo o 2º lugar no Clássico Livre – Solo Infantil, com a coreografia “Despertar”, uma performance que evidenciou sua leveza e expressividade em cena.
Os alunos da Escola de Dança do Grêmio Português mostraram força coletiva ao garantirem o 2º lugar na categoria Dança Contemporânea Infantil Conjunto, com a coreografia “Maria, Mulher Vida”, e no Clássico Livre Juvenil Conjunto, com “Recomposed”. As apresentações ressaltaram o alto nível técnico e artístico do grupo. Além dos troféus e medalhas, a Escola foi premiada com bolsas para competições dentro e fora do estado.
O excelente desempenho dos bailarinos é fruto de muito esforço, dedicação e do trabalho qualificado desenvolvido pela Escola de Dança do Grêmio Português. “As competições de dança incentivam o desenvolvimento artístico, desafiando os alunos a se entregarem e a explorarem novas propostas no palco. Além de aprimorarem suas habilidades na dança, eles também crescem em aspectos fundamentais da vida, como o enfrentamento do medo de se apresentar em público, a superação da insegurança e o fortalecimento da disciplina. Esses aprendizados os preparam para lidar com desafios no cotidiano e na vida profissional”, destacou Elen Rocha, coordenadora da Escola de Dança do clube.
Com esse desempenho brilhante, os jovens bailarinos seguem motivados para novos desafios, mantendo viva a tradição da dança no Grêmio Português e elevando ainda mais o nome da escola no cenário artístico regional. “A dedicação nos ensaios fortalece a autoconfiança e o desejo de representar nossa Escola de Dança com orgulho. Para nós, professores, o processo de aprendizagem é tão valioso quanto o resultado. Estamos extremamente orgulhosos das premiações, que confirmam que estamos no caminho certo, realizando sonhos e transformando vidas”, concluiu Elen.
O Grêmio Português é o único clube social do Estado do Pará que oferece aos seus associados a dança como modalidade recreativa e de formação profissional para bailarinos através do método da Royal Academy of Dance, de Londres. A expectativa é de que, ao longo deste ano, a Escola de Dança do clube participe de mais festivais de dança, trazendo mais premiações e alegrias para o Grêmio.
Texto: Marco Aurélio Gomes
Fotos: Elen Rocha | Arquivo Pessoal





